Balneário Municipal Pedro Cordeiro Tupá

Rua Cel. Cirilo, 15 - Centro, Caldas Novas - GO, CEP: 75690-000

PRIMEIRA CASA DE BANHO DE CALDAS NOVAS

Com quase dois séculos de história, as primeiras banheiras de lajes de pedra construídas na cidade foram feitas por Martinho Coelho e seu filho Antônio Coelho, no intuito de facilitar o excesso ao banho aos visitantes que para cá vinham em busca de tratamento terapêutico. Devido a grande procura pelas águas e seus benefícios, foi que atraiu o capitão-geral da província de Goiás, o governador Fernando Delgado de Castilho, para tratar de uma doença reumática que o deixara entrevado. Depois de percorrido aproximadamente 400 km sendo carregado por seus escravos, o governador é recebido por Antônio Coelho, o qual manda construir para ele uma banheira especial.

Curado da doença que o acometia, o governador autoriza a divulgação das propriedades medicinais das águas quentes, atraindo assim milhares de pessoas dessa data em diante. Já no ano de 1910, quase um século depois, foi construída a primeira casa de banhos de Caldas Novas, ocasião em que era abastecida por três entradas de águas de diferentes temperaturas, tudo para facilitar a regulagem do banho. 

Passado algum tempo, já no ano de 1935 a casas de banho é definitivamente desativada e demolida para a construção do Balneário Municipal, que passou a ser administrado pela prefeitura da cidade no ano de 1940 e se encontra em funcionamento até a presente data. Atualmente com 76 anos de existência já no ano de 2016, o Balneário Municipal passou por uma última reforma, sendo revitalizada toda a sua estrutura, e construída 10 salas totalmente novas para o banho, tudo para resgatar a história de Caldas Novas através de seus fundadores, assim como na preservação do ponto turístico da cidade.