(64) 3455-6722

Parque Estadual Serra de Caldas - PESCAN

O parque estadual Serra de Caldas foi criado em 1970, para preservar as nascentes das águas termais dos municípios de Caldas Novas e Rio Quente..


Descrição

Um dos pontos turísticos de Caldas Novas, o Parque Estadual da Serra de Caldas é indicado para quem quer curtir um turismo ecológico. O “Parque Estadual da Serra de Caldas Novas” (PESCAN) está localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, no Sudeste Goiano e distante somente 5 km do centro de Caldas Novas e a 174 km de Goiânia. Possui uma área de 123 km2 em formato elipse, sendo o topo constituído de um grande platô, as laterais com encostas que formam muralhas naturais, e o sopé da serra fazendo divisão com fazendas e loteamentos urbanos.

Esse é um dos pontos turísticos de Caldas Novas que está cercado de lindas paisagens naturais onde se desenvolve o turismo ecológico. O Parque Estadual da Serra de Caldas oferece trilhas pelo cerrado e belíssimas cachoeiras, além de conservar o manancial termal, e para quem gosta de estar próximo da natureza, pois além de cerrado preservado, nele é possível visitar um museu de animais empalhados. Os visitantes podem optar também por fazer trilhas. 

Uma delas é a Trilha da Cascatinha, com pouco mais de 700 metros de extensão, percorridos em aproximadamente meia hora. O final do caminho reserva a beleza de um dos locais privilegiados do parque, a Cascatinha, que encanta os visitantes com sua queda d’água de quatro metros, formando uma piscina natural onde o banho é liberado apenas em determinadas épocas do ano. A segunda é a Trilha do Paredão, cujo caminho é um pouco mais longo e íngreme. com cerca de um quilômetro e muitos degraus, o turista demora mais de uma hora para chegar ao destino, uma cachoeira conhecida popularmente como paredão. A queda d’água de 6 metros forma um poço de águas cristalinas, onde é possível se refrescar após a caminhada.