(64) 3455-6722

Igreja Matríz

A Paróquia de Nossa Senhora das Dores é um dos pontos turísticos mais visitados de Caldas Novas, pois a cidade possui uma religiosidade muito presente..


Descrição

Igreja Matríz – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Construída em 1850, é também considerada a construção mais antiga de Caldas Novas. Localizada no ca Matriz retrata em suas paredes e colunas de madeiras um pouco da cidade que ainda era Intendência na época da sua construção, mas que já mostrava traços de prosperidade.

A Igreja passou por um processo de reforma terminada em 1999, ficando ainda mais bonita. Mesmo com todas as reformas sofridas foram mantidas as relíquias de sua construção, preservando assim sua história. Hoje ela se tornou um patrimônio histórico estadual apreciado por todos que passam pela cidade.

A igreja pode ser visitada todos os dias, sendo que no final de semana é ministrada a santa missa pela manhã e a noite. Ela está localizada no centro da cidade, situado na praça central, estando presente na maioria dos roteiros turísticos da cidade. Um dos pontos turísticos de Caldas Novas que chama atenção não só dos católicos mas de todos que admiram monumentos históricos.

A Igreja é realmente um dos pontos turísticos de Caldas Novas bem típico de cidade do interior. Aproveitem para visitar o santuário nossa senhora da salette, que também é muito lindo. O Santuário está aberto a toda e qualquer pessoa residente em Caldas Novas, bem como aos visitantes e peregrinos que vierem buscar atendimento pastoral ou expressar a sua fé cristã. 

As atividades ordinárias no Santuário são: Celebrações de Missas; atendimento de confissões; orientação espiritual; aconselhamento; bênção de objetos religiosos; explanação do Fato da Salette e acolhimento de peregrinos tanto isoladamente como em grupos; Retiros, momentos de oração a pedido de grupos e comunidades sejam comunicados com antecedência aos Padres que servem ao Santuário.

Nossa Senhora das Dores, também chamada de Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário, Mãe Soberana e Nossa Senhora do Pranto, invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdo lens ou Mater Dolorosa (sendo, sob essa designação, particularmente cultuada em Portugal), é uma forma pela qual é venerada Maria (mãe de Jesus).

É a Santa Padroeira da cidade de Caldas Novas, em Goiás.

Nossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por sete espadas no seu coração imaculado (algumas vezes, uma só espada), dado ter sido trespassada por uma espada de dor, quando da Paixão e Morte de seu Filho, unindo-se ao seu sacrifício enquanto redentor e sendo, por isso, chamada pelos teólogos de Corredentora do Género Humano. É, também, seu símbolo, o Rosário das Lágrimas (ou Terço das Lágrimas), com 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Aparece, também, frequentemente representada com uma expressão dolorida diante da Cruz,contemplando o filho morto (donde nasceu o hino medieval Stabat Mater), ou então segurando Jesus morto nos braços, após o seu descimento da Cruz (dando, assim, origem à temática das Pietà).