(64) 3455-6722

Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigantes de Olinda

O primeiro boneco gigante que desfilou as ruas da cidade durante o carnaval de 1919, foi o do personagem Zé Pereira, confeccionado em corpo de madeira e cabeça de papel machê..


Descrição

A cidade de Caldas Novas recebe a mais nova Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigante de Olinda, onde contará com a exposição dos bonecos o ano todo, com funcionamento de segunda à sábado, das 09:00h às 18:00h.
 
Os Bonecos Gigantes surgiram na Europa por volta da Idade Média, sob a influência dos mitos pagãos e foram escondidos pelo medo da inquisição. Eles chegam à Pernambuco através da pequena cidade de Belém do São Francisco, no sertão do estado. Esses bonecos surgem da vontade de um jovem sonhador que ouvia atento as narrativas de um padre belga sobre o uso de bonecos nas festas religiosas da Europa.
 
O primeiro boneco gigante que desfilou as ruas da cidade durante o carnaval de 1919, foi o do personagem Zé Pereira, confeccionado em corpo de madeira e cabeça de papel machê. Mas foi só então no ano de 1929, que o artista construiu sua parceira, batizando-a de Vitalina.
 
A tradição dos bonecos gigantes iniciada em Belém do São Francisco ganhou as ladeiras de Olinda em 1932, com a criação do boneco Homem da Meia Noite, confeccionado pelas mãos dos artistas plásticos Anacleto e Bernadino da Silva e em 1937 surgiu a Mulher do Meio Dia. Passado alguns anos, já em 1974 foi a vez do Menino da Tarde. Daí em diante se popularizou a tradição do Encontro dos Bonecos Gigantes, onde vários deles se entram no sitio histórico de Olinda, durante o período de carnaval.
 
No ano de 2008, o empresário cultural Leandro Castro criou a nova geração de Bonecos Gigantes juntamente com sua equipe de artistas e a também estilista e sua esposa Sineide Castro. O principal objetivo foi à construção e materialização de grandes ícones da historia e da cultura brasileira, assim como de personalidades mundiais.
Essa nova geração de bonecos tem impressionado bastante a todos pelo grande realismo das expressões faciais e figurinos. Em Recife os bonecos permanecem em exposição o ano inteiro na Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigantes de Olinda localizada na Rua Bom Jesus, 183 no Recife Antigo.
 
Em 2017, Rosangela Marçal, profissional conhecida do mercado de turismo onde atua há muitos anos, irmã de Leandro Castro e também pernambucana, vem a concretizar a expansão da Embaixada em Goiás, na cidade de Caldas Novas. Nesta parceria, surge a unidade Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigantes de Olinda, trazendo para Caldas Novas a grande riqueza cultural de Estado de Pernambuco através de seus Bonecos Gigantes.