(64) 3455-6722

População

Image

A descoberta de habitantes na região se deu no ano de 1722, quando o filho do “Anhanguera”, Bartolomeu Bueno Filho, em uma de suas Explorações na região, se deparou com Índios da Tribo Caiapó e da Tribo Xavantes, que viviam e se alimentavam da caça e da pesca nesta localidade, e até então eram os únicos moradores da região.

Hoje conhecido como a Maior Estância Hidrotermal do Mundo, o município de Caldas Novas possui águas que brotam do chão em altas temperaturas. Pois o subsolo da região é formado pelo maior Aquífero Termal do Mundo, e sua formação é realizada pela infiltração das águas das chuvas que entram no topo das Serras de Caldas e da Matinha, as quais se encontram a cerca de mil metros de altura em relação ao nível do mar. A explicação dada para o motivo da alta temperatura das águas é resultante do seu enclausuramento nas camadas de xisto e quartzito, sendo que a mesma fica submetida a uma grande pressão, e é nesta camada de quartzito onde se mais encontram os reservatórios de águas termais, que jorram mais de seis milhões de litros de água por hora, podendo suas temperaturas variarem de 43° a 70° graus Celsius.

A descoberta de habitantes na região se deu no ano de 1722, quando o filho do “Anhanguera”, Bartolomeu Bueno Filho, em uma de suas Explorações na região, se deparou com Índios da Tribo Caiapó e da Tribo Xavantes, que viviam e se alimentavam da caça e da pesca nesta localidade, e até então eram os únicos moradores da região. O principal motivo para o desenvolvimento da cidade se deu em razão de dois requisitos; o primeiro é o Ouro que existia em diversas minas nas margens do córrego das lavras, aonde vários forasteiros vieram por causa do garimpo; o segundo é as Águas Termais e seu Uso Medicinal.

As águas Termais se mostraram eficazes como uma forma de tratamento de doenças na época, pois além de serem relaxantes, são indicadas para tratamentos do sistema digestivo, reumatismo, alérgicos, afecções de pele, artrites, nefrites e nevralgias e também é bastante usada para estimular o metabolismo. O banho de imersão em água quente é mais poderoso do que se pode pensar. No ano de 1842, Caldas Novas já tinha 200 habitantes, e um dos desejos dos novos habitantes dessa região na época era a construção de uma igreja para a nova cidade. Foi então no ano de 1850, que a Igreja Matriz começou sua edificação pelo Sr. Luiz Gonzaga de Menezes, construção essa que permanece até os dias de hoje, havendo sofrido ao longo do tempo poucas modificações em sua estrutura.

No decorrer dos anos a população da cidade começou a se formar, e foi ai que surgiu a necessidade de já contabilizar essa massa de pessoas que se encontravam ali, para isso foi enviado um agente do IBGE para realizar a contagem do primeiro censo do município. Neste censo realizado no ano de 1950, o agente José Onofre de Carvalho constata que o município de Caldas Novas já contava com uma população de cerca de 4.318 habitantes, somando os moradores das Zonas Urbanas e das Zona Rurais. Ao longo desses 104 Anos de emancipação de Caldas Novas, o município tem passado por várias transformações, tanto em sua estrutura, bem como de sua população, sendo que atualmente a cidade conta com uma população de 81. 477 (oitenta e um mil quatrocentos e setenta e sete) habitantes, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015.